ACONTECEU!: Oficina Temática “Vamos à feira?”

Aconteceu nos últimos dias 05, 12 e 13 de novembro a Oficina Temática “Vamos à feira?”, realizada pelas estagiárias curriculares do curso de Nutrição da FSP/USP Claudia Rodrigues de O. Sales e Gabriela Teixeira. As atividades da oficina foram desenvolvidas na EMEI Prof. Antônio Branco Lefevre, localizada próximo ao Hospital das Clínicas.

A oficina foi realizada para três turmas, compostas por crianças de 5 a 6 anos, contando com Imagem1aproximadamente 25 crianças em cada dia. O principal objetivo da atividade foi despertar a curiosidade e interesse dos pequenos a fim de estimular o consumo de frutas, legumes e verduras.

A dinâmica teve como objetivo encenar uma compra na feira, contando com cenário e alimentos, tanto na forma de protótipos como também in natura. A atividade começou com a distribuição de cartelas contendo desenhos dos alimentos, representando a lista de compras para a feira, sendo uma lista para frutas e outra para legumes e verduras.

WP_20151105_10_28_12_ProTodo alimento “comprado” foi apresentado às crianças e elas foram estimuladas a reconhecer o nome da fruta ou verdura apresentada e a sua cor, e posteriormente pintaram na lista para indicar que aquele alimento já estava no carrinho de compras. Em seguida, alguns alimentos in natura foram disponibilizados para que as crianças pudessem pegá-los e sentir o seu aroma.

Foram priorizados nesta atividade as frutas, verduras e legumes menos conhecidos pelas crianças, como a berinjela, o chuchu, o abacate, o caju e o melão, além de também terem sido apresentados alimentos mais conhecidos como banana, laranja, alface e tomate.WP_20151105_10_54_54_Pro

Após concluir a “compra”, foi encenada a degustação que muitas vezes acontece na feira, quando nos é oferecido alimentos para experimentar. Primeiramente foi mostrada uma fruta cortada em pedaços, e os alunos foram desafiados a adivinhar qual era. Em seguida eles puderam cheirar para confirmar seus palpites e, por fim, saborearam um delicioso melão!